O último sábado (8) foi marcado em São Luis pelos eventos alusivos ao Dia do Jovem Assembleiano, data que é comemorada sempre no segundo sábado de Agosto.

A comemoração começou pela manhã com uma mobilização evangelística em pontos estratégicos da cidade: ruas, avenidas, rotatórias, praças, feiras, etc. O evangelismo promovido pela juventude assembleiana nessa data já é uma tradição em São Luis, sempre com muita animação e criatividade. Neste ano, devido a pandemia, algumas medidas de prevenção precisaram ser aplicadas. Os grupos de evangelismo foram reduzidos e não foi feita a distribuição de folhetos. Foram utilizados cartazes, apresentações teatrais e música como estratégia para chamar a atenção de motoristas e pedestres para a Palavra de Deus.

Juventude Assembleiana evangelizando nos semáforos de São Luis

No período da tarde, dando continuidade à comemoração do Dia do Jovem Assembleiano, uma grande carreata tomou conta das ruas de São Luis. A carreata substituiu a tradicional Marcha realizada nessa data, visto que não há ainda permissão para realizar esse tipo de aglomeração.

A carreata teve início na Praça Deodoro, centro de São Luis, e percorreu um percusso de aproximadamente 15 Km passando pela Rua Rio Branco, Ponte José Sarney, Avenida Castelo Branco no São Francisco, Avenidas Litorânea, Holandeses e Colares Moreira encerrando às 18:30h na Praça da Lagoa da Jansen. Mais de 370 veículos participaram da carreata além de ciclistas e motociclistas. Três trios elétricos animaram o percusso com a participação empolgante da banda Marcados e dos DJ’s Jonathas Lima e Kevin Magno.

O evento foi organizado pela UMADESL (União de Mocidade da Assembleia de Deus em São Luis), departamento da Assmbleia de Deus responsável pelas ações e projetos voltados ao público jovem. A UMADESL é coordenada pelos pastores Enos Ferreira e José Chagas e conta com apoio de uma grande equipe além dos líderes de jovens dos Polos, áreas e congregações.

Três trios elétricos participaram da Carreata percorrendo grandes avenidas de São Luis

Dia do Jovem Assembleiano

O Dia do Jovem Assembleiano foi criado no Fórum da Comissão de Evangelismo e Discipulado da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) em maio de 2014, na sede do ministério do Belenzinho em São Paulo. A ideia foi inspirada em um projeto de comemoração do Dia do Jovem Assembleiano aplicado desde 2001 pela Igreja Assembleia de Deus em Imperatriz – MA.

No Maranhão, a data também consta no calendário oficial de eventos do estado graças à lei 076/2018 apresentada pelo Deputado Estadual Edivaldo Holanda e aprovado na Assembleia Legislativa na sessão plenária do dia 18 de Maio de 2018 sendo esta a primeira iniciativa desse tipo no Brasil. Desde então, o Dia do Jovem Assembleiano vem ganhando força no Maranhão e crescendo a cada ano.

Por: Oséas Oliveira