O início da EBD deu-se em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. Seu fundador foi Robert Raikes que visava os jovens e adolescentes que estavam entrando no crime.

A Escola Bíblica Dominical era realizada ao domingo, pois a maiorias das pessoas trabalhavam durante seis dias na semana 12 horas por dia. A EBD foi de grande impacto para as pessoas da cidade de Gloucester, em três anos conseguiu fundar setes igrejas tendo 30 alunos em cada. Doze anos depois não tinha nenhum criminoso para ser julgado.

A Escola Dominical chegou ao Brasil em 1855 com os missionários escoceses Robert e Sara Kalley, no Rio de Janeiro eles dirigiram à primeira EBD, apenas cinco crianças assistiram à aula, porém não passou por aí e alcançou todos os estados brasileiros. São 239 anos desde que a Escola Dominical foi criada e temos visto hoje muitos avanços com aulas dinâmicas, professores preparados, tudo isso vem fortalecendo ainda mais esse projeto.

Através da EBD, pessoas estão tendo caráter do cristão aperfeiçoado, edificando o lar e transformando a sociedade, com temas atuais e sobre o reino de Deus.