A Prefeitura de São Luís iniciou nessa quarta-feira (4) uma operação de disciplinamento do comércio formal da região do Centro Histórico da capital. A ação tem como objetivo verificar as condições de funcionamento dos estabelecimentos, evitar a ocupação desordenada da área, atos de vandalismo ou depredação do patrimônio histórico e público.

A medida foi anunciada dias após uma briga que deixou uma pessoa ferida no último domingo (1º) na Praça Nauro Machado, na capital. Após uma reunião entre entidades, a Prefeitura de São Luís determinou o reforço na segurança em toda a região do Centro Histórico.

A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) e conta com a participação da Guarda Municipal de São Luís, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros do Maranhão e a sub-prefeitura do Centro da capital.

O controle do comércio informal será realizado pela Blitz Urbana de São Luís. Segundo a prefeitura, cada um dos órgãos deverá elaborar laudos que serão colocados em um relatório que posteriormente, será apresentado ao prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior, que deve determinar quais ações serão tomadas e será necessário o reforço de policiais militares.

As fiscalizações devem continuar ao longo de toda essa semana em estabelecimentos do Centro Histórico. Em seguida, os trabalhos devem ser realizados em bairros nas proximidades da região central de São Luís.

Fonte: G1