A secretaria de Saúde do Estado confirmou nessa terça-feira (3), mais um caso de sarampo em São Luís (MA). De acordo com o Boletim Epidemiológico da Doença o Brasil registrou nos últimos 90 dias, de 02 de junho a 24 de agosto, 2.331 casos de sarampos em 13 estados. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, que pode ser transmitida pelo contato com secreções.

Infelizmente o sarampo está afetando pacientes de todas as faixas etárias e trazendo mortes principalmente para crianças menores de cinco anos e adultos com mais de 30 anos. A vacina está disponível em todos os postos de saúde em todo o Brasil, para imunização e redução do numero de pessoas infectadas.

O ministério da Saúde enviou nesta semana mais de 1,6 milhão de dose extras da vacina Tríplice Viral, como complemento a campanha contra o sarampo. “A vacinação é a prevenção e de fato a sua importância são um dos mecanismos mais eficazes na defesa do organismo humano contra agentes infecciosos bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistência ás doenças que o atingiram”. Ressaltou a Enfermeira da Sefaz Andréia Maira Ferreira.

Mais de 20 municípios maranhenses ainda não atingiram a meta da vacinação contra o sarampo, a secretaria de saúde está convocando a população para a importância da vacinação para que o Brasil possa ser tornar livre dessa doença.