São Luís, capital do Maranhão, é a única capital brasileira fundada por Franceses. Os europeus escolherem um local entre as baías de São Marcos e de São José de Ribamar para se instalarem. No dia 8 de setembro de 1612 fundaram São Luís, que anos depois foi invadida pelos Holandeses e colonizada por Portugueses.

São Luís recebeu esse nome em homenagem ao rei da França, Luís IX. No inicio de seu surgimento São Luís desempenhou um papel importante na economia do Brasil, foi considerado o quarto centro de exportação de algodão e arroz.

No dia 4 de dezembro de 1997 recebeu o titulo de Patrimônio Mundial da Humanidade. Possui casarões históricos, azulejos de Portugal, lendas, culturas e tradições, também um dos portos mais profundos do mundo e mais movimentados para o comercio exterior do Brasil. Conhecida como Ilha do Amor, São Luís possui 1.101,884 milhão de habitantes, se tornando a quarta cidade maior do nordeste, ficando atrás de Salvador, Fortaleza e Recife.

Na programação de aniversário da cidade foi elaborada variedade de eventos, com destaque para o festival gospel, a parti das 16h do dia 7, na Praça Maria Aragão com a participação dos cantores, Fernandinho, Midian Lima, Lídia Caroline, Maurício Paes, Paulo Baluck e Pastor Célio.